Maketing Digital para Imobiliárias: 5 dicas fundamentais
- admin
- CRM, Marketing, Tendências
- 0 Comentários
A revolução tecnológica impactou fortemente o setor imobiliário. Hoje é praticamente impossível fazer negócios nesse ramo, sem o auxilio das plataformas digitais. Nesse aspecto, o marketing digital para imobiliárias e construtoras tende a colaborar positivamente para melhorar os resultados dos negócios. Além disso, essa estratégia permite aos clientes uma nova experiência de compra.
Uma forte atuação em sites, blogs e redes sociais pode proporcionar as imobiliárias e construtoras à possibilidade de examinar e mensurar os resultados de suas atividades. A divulgação no mundo digital é fundamental para aumentar o número de leads (clientes potenciais) e fidelizar antigos clientes.
Nesse artigo, separamos os 5 dicas fundamentais para realizar de maneira satisfatória o marketing digital para imobiliárias. Veja como ele pode contribuir significantemente para o crescimento desse tipo de negócio.
Tenha um site
Não tem como estar entre as grandes empresas do ramo imobiliário se você não tem um site para mostrar o seu trabalho. Ter um site institucional e comercial é essencial para atrair o público-alvo e conseguir novos clientes potenciais – segundo IBGE mais de 110 milhões de brasileiros já estão conectados a internet.
Todavia, não adianta apenas criar um site de qualquer jeito e colocar no ar. É preciso ter todo o cuidado para que o site seja de fácil usabilidade para os visitantes e que ele consiga ficar bem posicionando nos mecanismos de pesquisa como o Google, por exemplo. Para isso, um bom trabalho de Search Engine Optimization – SEO (Otimização para mecanismos de busca) com uso de palavras chaves é fundamental para otimizar o seu site.
Outro ponto importante ao colocar um site no ar é se preocupar com a usabilidade do mesmo em aparelhos móveis. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em 2017, mais de 69% dos acessos acontecem via smartphone. Sendo assim, ter um site totalmente responsivo fará toda diferença para atrair o grande público.
Participe das redes sociais
A interação entre cliente e empresa ganhou muita força nos últimos anos, graças às redes sociais. Segundo pesquisa da Accenture, 82% dos consumidores brasileiros já utilizaram as redes sociais para se comunicar com empresas. Tudo mudou quando as empresas começaram a entender que o cliente que se sente “próximo” da empresa, proporciona muitos benefícios. Não há melhor propaganda do que a realizada pelo próprio cliente que sai satisfeito e recomenda o serviço para outras pessoas – de acordo com a Nielsen 92% dos consumidores confiam mais em recomendações de amigos e familiares do que outras formas de marketing.
Com as redes sociais, o cliente passou a ser ouvido em tempo real. Seja para fazer um elogio ou uma reclamação, a rede social trouxe uma renovação no atendimento ao cliente. Por essa razão é muito importante estar atento a tudo o que é dito sobre sua empresa na internet. Mas para que isso dê certo é necessário haver um monitoramento diário e investir em conteúdos relevantes que atraiam seguidores engajados.
Redes sociais como Facebook e Instagram são ótimas no que tange o marketing digital para imobiliárias, pois são plataformas que possibilitam a exposição de imagens e vídeos, o que agrega muito valor para o setor de imóveis.
Faça anúncios Pagos
Como falamos acima, as redes sociais contribuem de maneira expressiva para a divulgação do negócio imobiliário. Porém, ao iniciar uma nova página ou mesmo ao realizar lançamento de novos empreendimentos é necessário fazer a divulgação para que o público encontre as informações mais facilmente.
No Facebook ou Instagram, por exemplo, você pode criar anúncios pagos para promover sua página ou uma publicação específica. Porém é muito importante você segmentar corretamente o público que irá visualizar o seu anúncio definindo a região, idade e interesse dessa pessoa. O impulsionamento pode ser feito em qualquer período de tempo desejado, com investimentos relativamente baixos com relação a outras mídias. Vale a pena fazer um teste.
Invista em Inbound marketing
Uma modalidade que vem ganhando muito espaço nos últimos anos é o Inbound Marketing – estratégia de marketing para atrair de maneira orgânica o interesse do seu público. Para o setor imobiliário, esse mecanismo contribui para diminuir os gastos com anúncios tradicionais, já que o Inbound Marketing trabalha majoritariamente com a geração de tráfego orgânico.
Todavia, é preciso lembrar que o trabalho de Inbound dentro do marketing digital para imóveis tem um viés diferente do que em outros setores. Isso porque não é possível efetuar todo o processo de venda de forma online. Existem muitas variáveis que podem intervir no processo de venda, envolvendo desde o contato do corretor até a aprovação de financiamento.
Nesse aspecto, o Inbound Marketing servirá para integrar e gerenciar todas as ações em um só lugar. Além disso, esse segmento de marketing se baseia na produção de conteúdo que irá nutrir a sua base de clientes até levá-los ao momento de compra.
Acompanhar as métricas
Tão importante quanto criar ações é acompanhar os resultados obtidos, pois só assim você conseguirá mensurar o que deu certo e o que não. Instalar ferramentas de análise métricas como o Google Analytics, Facebook Pixel e Hotjar em seu site é muito importante para gerar relatórios precisos. Com essas ferramentas você consegue captar a origem do fluxo de visitantes, descobrir as páginas mais acessadas do site, a taxa de cliques nas postagens, entre outros dados.
Em qualquer estratégia de marketing digital para imobiliárias é essencial gerar relatórios após um período de tempo. Esse procedimento contribuirá para o crescimento do seu negócio e te ajudará a traçar o melhor caminho a seguir
Posts Relacionados

Tecnologia em meio à pandemia
Passamos por momentos difíceis e até mesmo incomuns em nosso dia a dia. Toda a nossa rotina s ..

Aumente suas vendas utilizando tecnologia no mercado imobiliário
Com o avanço da tecnologia, vários mercados vêm buscando recursos para alavancar as vendas e ..